Ensino Médio
O Ensino Médio é a etapa que completa a Educação Básica e tem duração de três anos. Esse nível objetiva a formação para o pleno exercício da cidadania e o preparo escolar necessário para a aprovação nos principais exames, etapa decisiva da carreira estudantil.
Organização Curricular do Ensino Médio
O currículo do Ensino Médio está organizado em anos com a duração de 3 anos. Contem obrigatoriamente uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada que constituem-se em um bloco integrado, conforme disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/212.
O Ensino Médio tem como finalidade:
a) Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos do Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
b) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;
c) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
d) Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
A organização curricular baseia-se em:
I. Formação integral do estudante;
II. Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;
III. Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;
IV.Sustentabilidade ambiental como meta universal;
V. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem;
VI. Integração de conhecimentos gerais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;
VII. Reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;
VIII. Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
O Ensino Médio está estruturado em 4 (quatro) áreas de conhecimento:
I. Linguagens, área que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física e Línguas Estrangeiras Modernas;
II. Ciências da Natureza, área que contempla as disciplinas de Física, Química, Biologia;
III. Matemática, área que contempla a disciplina de Matemática;
IV. Ciências Humanas, área que contempla as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Permeando o currículo será assegurado a abordagem dos seguintes temas de forma transversal e integrada:
I. Educação alimentar e nutricional;
II. Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso;
III. Educação ambiental;
IV. Educação para o trânsito;
V. Educação em direitos humanos;
VI. Saúde, sexualidade, gênero e vida familiar.